Orientações Técnicas
PARABÉNS! Você adquiriu um Cimentíssimo de alta performance.
OBRIGADO pela confiança em nossos produtos e serviços!
Para desfrutar as características do Cimentíssimo em sua totalidade, sugerimos proceder às seguintes orientações preventivas:
• Cimentíssimo são revestimentos em concreto que apresentam alta resistência mecânica, assim como grande durabilidade quando assentados e mantidos corretamente. Por serem produtos feitos artesanalmente, podem apresentar pequenas variações de tamanho, cores e rusticidade no acabamento, o que lhe confere uma originalidade peculiar.
• Ao receber o Cimentíssimo, confira e compare ao pedido. Constatando alguma irregularidade, registre no verso da NF e comunique imediatamente o vendedor ou a fábrica.
• Mantenha as caixas na mesma posição fornecida pela fábrica (geralmente na vertical) para armazenagem ou para qualquer transferência/transporte das mesmas.
• MANTENHA OS PRODUTOS EM LOCAL SECO ANTES DO ASSENTAMENTO!
• Recomendamos o acompanhamento de um arquiteto, engenheiro ou técnico, como também a contratação de profissional caprichoso e habilitado em assentamento de revestimentos especiais, como mármores e granitos, para realizar a aplicação.
• A aplicação do Cimentíssimo deve ser a última tarefa executada na obra. Quando não for possível, protegê-los com plástico (sobre o piso) e papelão (sobre o plástico), para que outros profissionais não danifiquem os mesmos ao executarem suas tarefas.
Cimentíssimo
• Os elementos Cimentíssimo, Aterro Base, Contra Piso/Reboco, Argamassa de Assentamento, Argamassa de Rejuntamento, Juntas (de assentamento, dessolidarização e de movimentação), Tratamento da Superfície, Limpeza e Manutenção formam um Sistema de Revestimento Cimentício. Todos esses elementos interagem entre si; portanto o desempenho de cada um desses elementos, somados à mão-de-obra, interfere positiva ou negativamente no resultado final do Cimentíssimo.
Siga as instruções abaixo se você comprou quaisquer das linhas Cimentíssimo, com exceção da linha DRENAGGIO.
ATERRO BASE
•O ideal é colocar uma camada de brita (mínimo 15 cm) sobre terra sem matéria orgânica, bem compactada.
CONTRA PISO/ REBOCO
• O contra piso ou reboco deve ter sido executado há pelo menos 21 dias e deve estar nivelado, isento de pó e outros resíduos, sem afloramento de umidade e eflorescência. Caso não tenha sido adicionado impermeabilizante ao
emboço, aplicar camada de impermeabilizante sobre o mesmo antes do assentamento do Cimentíssimo (impermeabilizante para concreto encontrado em qualquer loja de material para construção).
ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO
• Usar argamassa colante flexível tipo AC III para maior fixação da linha Cimentíssimo. Para as cores claras, opte por argamassa de cor branca.
• Antes de aplicar a argamassa, umedeça o contra piso/ reboco para aumentar a aderência. Aplique a argamassa utilizando desempenadeira dentada. Faça cordões no contra piso/ reboco e repita o mesmo na parte inferior do Cimentíssimo de maneira que os cordões fiquem cruzados com relação ao contra piso/ reboco. Observe outras instruções na embalagem da argamassa.
• Devido ao processo artesanal, a face inferior do Cimentíssimo pode apresentar certa irregularidade, a qual deve ser compensada na argamassa.
• É importante eliminar qualquer resto de sujeira, poeira ou nata da face inferior do Cimentíssimo.
ARGAMASSA DE REJUNTAMENTO
• Recomendamos rejunte impermeável e de boa qualidade. Aplicar no mínimo três dias após o assentamento das placas, usando uma bisnaga para evitar sujidade. Antes de iniciar a aplicação do rejunte, recomendamos isolar as bordas do Cimentíssimo com fita crepe, principalmente os que apresentam texturas (rústicos com veios e/ou poros). Umedecer as juntas antes de rejuntar. Aplicar o rejunte, LIMPANDO A SUPERFÍCIE NO MÁXIMO EM 30 MINUTOS APÓS APLICAÇÃO com uma esponja úmida e/ou um pano úmido para evitar aderência do mesmo ao Cimentíssimo. Retire a fita crepe logo após a limpeza. Não use produtos químicos (removedores, ácidos, etc...) porque os mesmos podem danificar a superfície do revestimento. A limpeza pós-obra deverá ser executada no mínimo em 72 horas após o rejuntamento.
JUNTAS
• As juntas de assentamento do Cimentíssimo podem ser de 2 a 8 mm, dependendo do tamanho da peça ou da preferência estética do usuário.
• Ao executar o assentamento, considerar também juntas de dessolidarização* de 5 mm e juntas de movimentação** de 10 mm a cada 32 m² ou 8 m lineares.
* Juntas de dessolidarização são espaços deixados no encontro de paredes, pilares, vigas, etc...
** Juntas de movimentação são espaços que permitem a dilatação no caso de variação de temperatura.
TRATAMENTO DA SUPERFÍCIE
• Todos os produtos Cimentíssimo são fornecidos prontos para serem aplicados.
• A linha Foresta (di Pino, Antica e Traccia) é tratada na fábrica. Esse tratamento protege a superfície contra umidade, óleos, graxas, facilita a limpeza, como também confere maior resistência ao desgaste.
• As demais linhas são tratadas com SELADOR, também na fábrica. O selador protege contra umidade, óleos e graxas e sua eficácia é maior que o oleofugante. É necessário reaplicação a cada ano ou menos, conforme o uso.
• Recomendamos tratamento da superfície com outros produtos após assentamento, rejuntamento e limpeza para aumentar a qualidade do Cimentíssimo. Para tanto, oferecemos 2 tipos de tratamento que podem ser adquiridos no momento da compra:
SELADOR: protege contra umidades, óleos, graxas. Sua eficácia é maior que o oleofugante.
RESINA: protege contra umidade, óleos, graxas e aumenta a resistências à abrasão.
LIMPEZA
• Utilizar para limpeza somente detergente. Não utilize água sanitária (cândida), água raz ou qualquer outro produto químico porque os mesmos podem danificar a superfície do revestimento. Quando utilizar lavadora de alta pressão, use o jato em leque e no caso específico da linha Via Ácqua, mantenha o jato a pelo menos 15 cm de distância do piso.
MANUTENÇÃO DA SUPERFÍCIE
• A exposição às intempéries pode desbotar a cor da linha Foresta (di Pino, Antica e Traccia), demandando então a reaplicação do verniz impregnante.
• A impermeabilização das demais linhas deve ser refeita sempre que se evidenciar sinais de desgaste, como por exemplo, o desgaste da película protetora ou o aparecimento de fungos sobre a superfície das peças.
• Antes da aplicação de qualquer proteção, o piso deve estar totalmente seco e livre da umidade de assentamento, rejuntamento e limpeza.
• O verniz impregnante, é fornecido pela Cimentíssimo, assim como outros tipos de tratamento da superfície, como seladores e resinas protetivas, etc.
•O fenômeno da eflorescência não é considerado um defeito, pois não altera as características técnicas do produto.
LINHA DRENAGGIO
•Os revestimentos dessa linha são totalmente permeáveis (drenam a água que cai sobre os mesmos) e são tratados de maneira diferente das demais linhas. São dois tipos de aplicação:
DRENAGGIO: placas com espessura de 4 cm => não apropriadas para tráfego de veículos.
DRENAGGIO PLUS: placas com espessura de 7,5 cm => apropriadas para tráfego de veículos leves.
•Assentamento: nivelar e compactar o solo, colocar uma camada de até 15 cm de pedrisco (brita até 9,5mm) e logo acima outra camada de areia de 10 cm. Nivelar com uma régua e aplicar o revestimento sobre esse colchão que permitirá a drenagem da água de maneira eficaz.
•Não é necessário aplicar argamassa, mas pode-se utilizá-la como forma de delimitar os espaços (como uma junta de dessolidarização ou movimentação, dando mais firmeza à aplicação e melhorando a estética). Não obstrua a parte inferior da peça com argamassa para não comprometer a função drenante. A limpeza deve ser realizada com lavadora de alta pressão utilizando o jato leque. O produto é impermeabilizado com selador na fábrica, mas não é obrigatório refazer esse tratamento.
SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE (SAC)
www.cimentissimo.com.br
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(48) 34370445 / (48) 96439594

Endereço: Rua São Cristovão, 439 - Centro - Aracaju - Sergipe

Fone: (79) 3024-5736 / 9924-3474